domingo, 27 de fevereiro de 2011

A arte que transforma o lixo em glamour! . E assim as coisas acontecem... Uma realidade difícil, inóspita que foi mudada através da visão de um homem com olhos de ver, uma arte escondida numa montanha de lixo. A arte de ser humano num cenário dolorido de sobrevivência , em meio aos restos do lixo que deixa no ar, um desagradável odor, foi revelada e transformada em filme e agora desfila pelo tapete vermelho do glamour. No limite da dignidade humana, ali existem homens, mulheres e crianças que se curvam ante as necessidades de sobreviver e lutar e, apesar de tudo  tiram seu sustento.



Eu não vi o filme, mas vi no noticiário seres humanos transformados, valorizados, que viram suas vidas mudadas. e não somente a rotina diária, mas puderam observar num quadro e nas telas do cinema a sua história transformada em arte. A história pessoal olhada de forma diferente e inesperada: o lixo num quadro valorizando o ser humano, e ainda mais, virando um filme que mostra para o mundo essa parte que ninguém quer ver ou pensar. Então para mim isso é prova que o mundo realmente está mudando para melhor, pessoas se mobilizando, olhando, transformando realidades, independente do aspecto financeiro e econômico que levam governos, empresas, cineastas e artistas se unirem para solucionar e melhorar algo. Independente de qualquer coisa, vidas foram transformadas, foram valorizadas e em níveis diferentes foram também enriquecidas. Um horizonte que se abre para novas estratégias de reconstrução e valorização da vida em si. Estou escrevendo isso, pois senti uma incrível beleza no olhar das pessoas que vi na reportagem. Percebi a esperança focada na possibilidade de sonhar e de participar no mundo com a humildade genuína da pureza . Olhar num quadro e ver a história retratada de forma diferente, muda o contexto interno do valor pessoal, da auto estima e provoca mudanças internas e externas. Histórias de vidas  que revelam outras histórias que levam a outros caminhos e despertam a consciência da humanidade e provocam transformações profundas no íntimo de cada ser.


Abaixo coloco o link de uma reportagem que li na internet sobre Tião, personagem da vida que é o líder do Movimento Mundial dos Catadores de Material Reciclável, e viu sua vida se transformar.


http://cinema.terra.com.br/oscar/2011/noticias/0,,OI4963847-EI17563,00-Do+lixao+ao+Oscar+Tiao+quer+despertar+consciencias.html


Um comentário:

Ricardo disse...

O Tião,sem perceber, estava "reciclando" sua própria vida. Ao mesmo tempo, está nos ajudando a reciclarmos as nossas. Lindo artigo Bella. Parabéns pelos seus olhos de "ver" que nos auxiliam a também abrir os nossos.